
Fala resenheiros de plantão!
Colatina entra no circuito cultural com a chegada da exposição “Vidas em Cordel”, que será aberta nesta quinta-feira (26), no Centro de Ciência da cidade. A mostra gratuita reúne 23 histórias reais transformadas em poesia e xilogravura, exaltando a tradição do cordel e a memória social brasileira.
Entre os destaques capixabas, estão Regina Maria Ruschi, idealizadora do Grupo Barra de Renda, Dilvana Silva Santos, ativista ambiental de Colatina, e Dona Domingas, figura histórica da luta negra no Espírito Santo.
Realizada pelo Museu Vale em parceria com o Museu da Pessoa e a Prefeitura de Colatina, a exposição permite ainda uma experiência interativa: o público pode criar seus próprios versos em uma cabine instalada no local. Os vídeos produzidos ficam disponíveis no site do Museu da Pessoa.
Foto: Cloves Louzada
A diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim, destaca que a mostra é “um encontro entre arte, memória e resistência, que emociona e inspira comunidades”.
Com passagens anteriores por cidades da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, a mostra já alcançou mais de 250 mil pessoas, somando público presencial e online.
Serviço
Vidas em Cordel
Abertura: 26 de junho, às 10h
Visitação: até 27 de julho
Local: Centro de Ciência de Colatina – Rua José Jacinto de Assis, s/n, Esplanada
Horários: Terça a sexta, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 16h
Entrada gratuita | Classificação livre
Agendamentos de grupos: (27) 9 9652-9709
Por: Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal