Portal Resenhando

Texto copiado!
ES Entra na Disputa pelo Melhor Restaurante por Quilo
Publicado em 24 de junho de 2026 às 01:19
ES Entra na Disputa pelo Melhor Restaurante por Quilo Concurso “O Quilo é Nosso” abre inscrições e movimenta o setor gastronômico capixaba em busca do melhor self-service do Estado em 2026. Sindbares

O universo da gastronomia capixaba já movimenta seus bastidores em torno de uma das disputas mais aguardadas do setor. 


Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a terceira edição do concurso O Quilo é Nosso, competição que elegerá o melhor restaurante self-service do Espírito Santo e poderá levar um representante capixaba ao título nacional.


Promovida no Estado pelo Sindbares/Abrasel-ES, a iniciativa integra a décima edição do maior campeonato de restaurantes por quilo do Brasil e chega em um momento especialmente simbólico para o Espírito Santo, que conquistou o título nacional na edição anterior.


Com o tema “Tá na história dos restaurantes, tá na boca do Brasil”, o concurso reforça a força da gastronomia por quilo e a capacidade dos estabelecimentos de transformarem ingredientes regionais em experiências de sabor e identidade.




A disputa acontece em três etapas: regional, estadual e nacional. Para participar, os restaurantes deverão criar uma receita exclusiva, valorizando conceitos ligados à alimentação equilibrada e à gastronomia contemporânea. 


O prato inscrito deverá permanecer disponível no buffet durante a primeira fase, entre os dias 14 e 24 de julho.


Durante o período de avaliação, os estabelecimentos receberão visitas de jurados técnicos que analisarão critérios como sabor, apresentação, atendimento, ambiente, limpeza e qualidade geral da experiência gastronômica. 


O público também terá papel decisivo, participando por meio de votação online no site oficial da competição.


A composição da nota final da primeira etapa será formada por 60% da avaliação técnica e 40% do voto popular. Os três restaurantes mais bem colocados avançam para a fase estadual, marcada para acontecer entre 3 e 9 de agosto.


O representante capixaba seguirá para a grande final nacional, nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo, durante o Salão Abrasel. 


Os finalistas irão preparar seus pratos ao vivo diante de um júri especializado indicado pela revista Prazeres da Mesa, em uma disputa que será transmitida pelas redes sociais do concurso.


O Espírito Santo chega à nova edição embalado pelo desempenho histórico do restaurante Mister Cook, de Vitória, vencedor nacional em 2025 com a receita “Tilápia do Espírito Santo: Tradição e Consciência”, assinada pelo chef Hélio da Silva. 


A conquista projetou a gastronomia capixaba nacionalmente e consolidou o Estado como referência em criatividade, qualidade e valorização dos ingredientes regionais.

Para o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Rodrigo Vervloet, a competição representa uma importante vitrine para o setor gastronômico. 


Segundo ele, além da disputa, o concurso permite que os estabelecimentos ampliem sua visibilidade, conquistem novos clientes e fortaleçam sua presença no mercado.


Podem participar restaurantes de qualquer município do Espírito Santo que atuem exclusivamente com o sistema de alimentação cobrada por quilo. O regulamento completo e as inscrições estão disponíveis no site oficial do concurso.


Serviço


O Quilo é Nosso 2026


Inscrições até 26 de junho de 2026

Primeira fase de 14 a 24 de julho de 2026

Etapa estadual de 3 a 9 de agosto de 2026

Final nacional nos dias 14 e 15 de setembro de 2026, em São Paulo

Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]