
Fala resenheiros de plantão!
O maior palco da música instrumental capixaba acontece no próximo final de semana. É gratuito e ocupará mais uma vez o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Em acordo entre a direção do evento e a Secretaria de Cultura do Espírito Santo, será liberado um lote extra de ingressos, na próxima quinta-feira, a partir do meio-dia, no site do festival.
Este ano estão confirmadas no line-up bandas premiadas. A Bixiga 70 foi eleita a Revelação de 2014 no Prêmio da Música Brasileira e seu disco "Quebra Cabeça" foi considerado um dos 25 melhores álbuns brasileiros em 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A MaMoKas é a primeira banda brasileira de pop instrumental formada só por mulheres e o trio é estelar: Mari Jacintho, tecladista com 20 anos de carreira, marcou presença em eventos como Rock in Rio e Lollapalooza e colabora com artistas como Anavitória e Gilberto Gil; Mônica Agena é uma das maiores guitarristas do Brasil e participou do "Acústico Natiruts", indicado ao Grammy Latino; e Ana Karina Sebastião é vencedora de dois Latin Grammy e a 1ª mulher a ter uma linha de baixo signature no Brasil, a Tagima Black Gold.
Mamokas - Foto: Chicó
Ainda no line-up, o Duo Finlândia, que já passou por mais 17 países na América do Sul e Europa, incluindo grandes festivais internacionais como o Festival du Bout du Monde (França), World Music Panama (Panamá) e Rec Beat (Brasil); a Camarones Orquestra Guitarrística, um dos grupos independentes mais ativos do País, com sua mistura elementos de ska, punk, reggae, além de temas de desenhos animados e clássicos do rock; Luccas Martins Quarteto com o Tambores de Vento, trazendo o multinstrumentista ao lado de Rafael Amarante (violão e guitarra), Vanessa Ferreira (baixo acústico e elétrico) e Dô de Carvalho (sax e flauta); e a primeira big band de jazz profissional do Espírito Santo, a Terra BrasilES, composta por 18 músicos de jazz com experiência e reconhecimento nacional e internacional. Fechando a programação, está confirmada a Malê Dixieland nos intervalos.
Com curadoria e direção de Simone Marçal e Daniel Morelo, o Marien Calixte Jazz Music Festival é o único festival totalmente dedicado à música instrumental do Estado e já está consolidado como um dos principais do País. O festival tem patrocínio da ArcelorMittal via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e é realizado pela MM Projetos Culturais e Secretaria de Estado da Cultura. O apoio é da Prefeitura de Vila Velha e do Boa Praça EPI através da Lei Rouanet.
Com transmissão ao vivo pela TVE, Rádio ES FM e no youtube do festival, o Marien Calixte Jazz Music Festival já recebeu nomes de peso como Hermeto Pascoal, Jonathan Ferr, Torcuato Mariano Quarteto, Amaro Freitas, Hamilton de Holanda, Joabe Reis e Azymuth. Até hoje, mais de 15 mil pessoas já se encantaram com o festival, totalmente gratuito.
Confira a programação completa:
5º MARIEN CALIXTE JAZZ MUSIC FESTIVAL
-Quando: Dias 7 e 8 de dezembro
-Onde: Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha
-Ingressos: dia 5, a partir de meio-dia, no site: www.festivalmariencalixtejazz.com.br
-Siga: @festivalmariencalixtejazz
PROGRAMAÇÃO
Abertura dos portões: 16h
Sábado, dia 7
-17h – Luccas Martins Quarteto
-18h30 – Duo Finlândia
-20h – Bixiga 70
-Malê Dixieland nos intervalos
Domingo, dia 8
-17h – Terra BrasilES
-18h30 – Camarones Orquestra Guitarrística
-20h – MaMokas
-Malê Dixieland nos intervalos
Por: Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal