Portal Resenhando

Texto copiado!
Movimento Cidade faz estreia internacional e leva artistas capixabas para intervenções na Cidade do México
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 19:47
Movimento Cidade faz estreia internacional e leva artistas capixabas para intervenções na Cidade do México Iniciativas do MC.Arte e MC.Mulheres no México também contemplam bate-papo sobre produção cultural e empreendedorismo feminino. Divulgação

Movimento Cidade faz estreia internacional e leva artistas capixabas para intervenções na Cidade do México


Iniciativas do MC.Arte e MC.Mulheres no México também contemplam bate-papo sobre produção cultural e empreendedorismo feminino.


Fala resenheiros de plantão!


Movimento Cidade Projetos Criativos e Instituto Movimento Cidade, realizadores do maior festival de artes integradas do Espírito Santo, atravessa fronteiras e desembarca na Cidade do México no dia 6 de março com uma edição especial do seu braço artístico, o MC.Arte e projeto de formação empreendedora para mulheres, o MC.Mulheres. 


A iniciativa Intercâmbio Movimento Cidade México levará intervenções artísticas, bate-papo e conexões entre artistas e produtoras culturais do Brasil e do México, fomentando o debate sobre o protagonismo artístico e cultural de países latino-americanos..


Dois murais serão pintados, entre os dias 7 e 17 de março, pelos artistas capixabas Amanda Lobos e Handerson Chic em parceria com o mexicano  Santiago Savi. O trabalho de produção e articulação cultural de Léo Alves faz o primeiro muro ser pintado na  Biblioteca Carlos Chávez. 




Depois, eles seguem para a segunda pintura no Faro del Saber Salesiano, um centro para a criação e difusão das artes, da ciência e da cultura.


Os murais celebram a troca cultural entre Brasil e México, trazendo referências às identidades artísticas dos dois países. Além de requalificar os espaços urbanos, essas obras de arte a céu aberto ficarão disponíveis para apreciação, deixando um legado visual para a cidade e seus habitantes - como o MC.Arte já fez tantas vezes em territórios brasileiros. 


Além das pinturas em murais pela cidade, o MC.Mulheres promove o Movimenta Mulheres, um bate-papo sobre produção cultural e empreendedorismo feminino, que acontece no dia 14 de março, às 17h, no Instituto Guimarães Rosa, na Cidade do México.


O encontro reunirá Luísa Costa, Gabriela Duque, Gabriela Camargo, do time do MC, e Tatiana Garcia (Tatú),  artista mexicana para debater o impacto das mulheres na economia criativa. O evento será encerrado com um pocket show especial da cubana-mexicana Leiden e da brasileira Katy Barbosa, conectando a música afro-latina ao debate cultural.


“Intercâmbios, residências e trocas culturais vão ser realizadas na Cidade do México, em diferentes territórios culturais e artísticos da cidade. Todas essas ações fazem parte do MC EM MOVIMENTO, uma conexão entre o Brasil e o México apoiada pelo Instituto Guimarães Rosa/México, Governo do Espírito Santo e Ministério da Cultura, com a produção local de Mar Cultura Producciones”, explica Leo Alves, criador e fundador do Movimento Cidade.

Por: Edu Coutinho

Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal

Ir para o Conteúdo Principal [Alt + 1] Menu do Site [Alt + 2] Rodapé do Site [Alt + 3]