
O mais tradicional festival gastronômico do Espírito Santo acaba de lançar a exposição gratuita "A História da Sociabilidade Através do Tempo", uma imersão inédita na relação entre alimentação, identidade e convivência social. A mostra acontece de 1º a 10 de agosto, no segundo andar do Shopping Vila Velha.
Idealizada após meses de festival pela Grande Vitória e um Botecão de sucesso, a exposição busca aprofundar o olhar sobre a comida como expressão cultural. “A gastronomia, a brasilidade, e a criatividade dos temperos e receitas são o cerne do Roda de Boteco. Não dá para contar a história de um povo sem falar da alimentação. Gastronomia é cultura”, afirma Raimundo Nonato, criador do evento.
Com curadoria da pesquisadora Patrícia Merlo, a exposição convida o público a uma viagem sensorial e interativa pela história da alimentação no mundo, no Brasil e — com destaque especial — no Espírito Santo. Desde os hábitos alimentares da pré-história até a cultura dos botecos, passando por civilizações antigas, mercados medievais e cafés urbanos, a mostra revela como o ato de comer molda costumes, crenças e modos de viver.
"A alimentação é muito mais que uma necessidade; é uma celebração de tradições e uma ponte para nossas raízes culturais", explica Merlo.
Acessível e sustentável, o projeto conta com recursos como audiodescrição, legendas, sinalização tátil, versões em áudio e equipe treinada para atendimento inclusivo. Além disso, prioriza materiais recicláveis e práticas de baixo impacto ambiental.
A área dedicada à gastronomia capixaba celebra ingredientes, pratos e histórias locais, culminando nos 20 anos de história do Roda de Boteco — um verdadeiro patrimônio afetivo do Espírito Santo.
SERVIÇO
? Exposição: A História da Sociabilidade Através do Tempo
? Período: 1º a 10 de agosto
? Local: Shopping Vila Velha – 2º andar
? Entrada: Gratuita
Por: Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal