
De 19 a 24 de julho, os holofotes se voltam para Vitória, que mais uma vez se consagra como o grande palco do audiovisual brasileiro com a realização da 32ª edição do Festival de Cinema de Vitória.
O evento, gratuito e com programação diversa, ocupa os espaços do Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Hub ES+, reunindo 106 obras entre curtas, longas e médias-metragens, vindas de todas as regiões do país.
Ney Matogrosso, é o grande homenageado da edição 2025 do Festival de Cinema de Vitória. Foto: Lucas Landau.
Do tapete vermelho aos debates
Com 11 mostras competitivas, sessões especiais e uma seleção que representa a pluralidade do cinema contemporâneo, o festival dá espaço tanto a grandes nomes quanto a talentos emergentes — com destaque para mais de 30 produções capixabas.
Os tradicionais debates com diretores e realizadores também estão garantidos, sempre no dia seguinte às exibições, em encontros no Hotel Senac Ilha do Boi, com mediação da crítica e curadora Viviane Pistache.
Homenagens de peso
A edição 2025 presta tributo a dois ícones da cultura nacional:
Ney Matogrosso, homenageado nacional, é celebrado com a exibição do cultuado Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha, com presença confirmada da diretora Helena Ignez.
Verônica Gomes, atriz e militante da cena cultural capixaba, recebe tributo com o longa Margeado, de Diego Zon, exibido na abertura do festival.
Programação especial
Entre os destaques da programação:
Sessão comemorativa de 10 anos da série animada Irmão do Jorel, com bate-papo com o criador Juliano Enrico.
Exibições de videoclipes, filmes ambientais, cinema fantástico, cinema negro e outras janelas temáticas.
Quatro longas capixabas exibidos fora de competição, seguidos de conversa com suas equipes.
Entrada gratuita
Toda a programação tem entrada livre. Os ingressos para as sessões no Sesc Glória devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência, ou via link a ser divulgado. Para as cerimônias de abertura e encerramento, os ingressos serão distribuídos exclusivamente online.
Patrocínio de destaque
O festival conta com patrocínio da Petrobras, Instituto Cultural Vale e Banestes, com apoio da TV Gazeta, Canal Brasil, TVE, Carla Buaiz Joias, Fórum dos Festivais, Sesc Espírito Santo, entre outros. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Vitória está pronta para receber o Brasil através das telas. A sétima arte vive intensamente por aqui.
Por: Edu Coutinho

Edu coutinho é o idealizador do Portal Resenhando e colunista principal